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Dragon Ball Z: Budokai Tenkaichi 3

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Dragon Ball Z: Budokai Tenkaichi 3 Empty Dragon Ball Z: Budokai Tenkaichi 3

Mensagem  Dogzilla Seg Jan 21, 2008 6:53 pm

O fecho de mais uma trilogia


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Apesar de antiga, a mítica série de Akira Toriyama apenas nos últimos anos viu
o seu potencial ser verdadeiramente aproveitado no que toca aos
videojogos. A par de algumas pérolas lançadas no Gameboy Advance, o
jogo que realmente revitalizou esta licença foi DBZ: Budokai para a
PS2, jogo esse que teve direito a duas sequelas que tentaram melhorar
ainda mais a excelente fórmula do título original. Após o terceiro
capítulo, essa série cedeu o lugar a Budokai Tenkaichi, um jogo
totalmente diferente (o uso do nome Budokai fora do território japonês
deve-se apenas a uma estratégia de marketing), que talvez por isso
dividiu as opiniões dos fãs que esperavam por um Budokai 4.

Ainda assim, esta nova abordagem conquistou rapidamente a sua própria
legião de fãs, pelo que não é de estranhar que também esta já vá no seu
terceiro capítulo. Se é o último ou não, à semelhança do franchise
Budokai que se ficou pelos três jogos, ainda não sabemos, mas que esta
licença já está a precisar de mais uma “abanão”, lá isso é verdade.

Isto não quer dizer que as novidades não existam, até porque o sistema
de luta sofreu algumas alterações que vieram dar mais profundidade a
uma mecânica de jogo que já foi muitas vezes apelidada de básica em
comparação com a da série Budokai. Novos movimentos como o Sonic Sway
permitem-nos bloquear ou desviar dos ataques inimigos para rapidamente
contra-atacar, e a adição do Z-counter aproxima ainda mais o jogo da
série animada, permitindo-nos escapar aos ataques através do
teletransporte, desaparecendo e reaparecendo atrás do nosso oponente.
Melhor ainda, uma vez dominada esta técnica é mesmo possível
teletransportarmo-nos e atacarmos em sucessão, atirando o adversário
pelo ar e reaparecendo novamente atrás dele para o espancar sem
misericórdia. Claro que agora praticamente todos os ataques podem ser
bloqueados ou contra-atacados, e este não é excepção, por isso
mantenham-se atentos porque basta algum timing da parte do vosso adversário para este virar o feitiço contra o feiticeiro, por assim dizer.




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O reverso da medalha é que este novo sistema de combate atingiu uma
complexidade tal que quem só agora é introduzido à série vai sentir-se
intimidado com todos os movimentos que obrigatoriamente tem de dominar
para fazer frente à nova e implacável IA. Os fãs de button mashing
podem encontrar algum consolo a martelar furiosamente o quadrado para
desferir murros e pontapés, mas se não souberem gerir o Ki e,
principalmente, dominar o novo sistema de defesa, não têm qualquer
hipótese. Felizmente, como é apanágio da série, existe um excelente
tutorial, mas mesmo assim é preciso dedicação para assistirem às
inúmeras lições que vos são apresentadas.

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Onde não se pode inovar é na história que se pretende contar, uma vez
que esta é sempre a mesma. Por isso mesmo desde que foi lançado o
primeiro Budokai, que sempre se procuraram novas formas de contar a
mesma história mas de uma maneira diferente, de modo a não se tornar
demasiado repetitivo. Os últimos esforços neste sentido resultaram no
novo Dragon History, o modo principal deste Tenkaichi 3, que recria as
várias sagas deste universo, cada uma composta por várias batalhas mais
ou menos famosas.

Novas medidas foram tomadas para tornar a experiência mais autêntica, como as cutscenes
que agora estão integradas nos próprios combates, renderizadas pelo
motor de jogo, ou os vários diálogos que podemos ouvir enquanto
lutamos, com o nosso adversário a mandar “bitaites” ou um dos nossos
camaradas a encorajar-nos para não desistirmos. Apesar de interessante,
para um modo de jogo considerado principal, este Dragon History é
bastante curto, muito devido à inexplicável ausência de muitas batalhas
presentes nos jogos anteriores e que aqui foram omitidas, por isso não
contem perder muito tempo neste modo.


Contudo não se preocupem, porque o
que não faltam são outros modos de jogo para vos ocupar o tempo.
Destacam-se o Dragon World Tour, onde podem participar em vários
torneios, o Mission 100 onde lutam contra equipas predeterminadas de
adversários ou o interessante Sim Dragon, onde têm 10 dias para
treinar, descansar ou explorar o mundo com a vossa personagem, ganhando
ou perdendo energia ou capacidades de luta. Findo esse tempo é hora de
lutar, e por cada batalha ganha amealham preciosos pontos que podem
gastar no modo Evolution Z, que tal como no jogo anterior nos permite
equipar as personagens com itens que melhoram as suas capacidades.

Para compensar a ausência do modo online presente na versão Wii foi
introduzido o Disc Fusion, uma opção que nos permite desbloquear dois
novos modos de jogo desde que tenhamos os anteriores Tenkaichi 1 e 2,
mas que de nada serve a quem só agora toma contacto com a série e a que
mesmo os fãs de longa data não devem dar muita importância.

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Dignas de menção são as novas adições à já impressionante lista de
lutadores, que conta agora com cerca de 160 personagens, incluindo
algumas que os fãs pediam à muito, como o Son Goku em pequeno.
Multiplicando os lutadores pelos modos de jogo, é fácil verificar que
existe aqui muito material para os fãs se entreterem, algo que de resto
não é difícil de fazer quando se recicla quase tudo de uns jogos para
os outros.

Graficamente não existem novidades a assinalar, o que não é de admirar
tendo em conta que já não se pode fazer muito mais com o hardware da
PS2. Ainda assim, isto não é de forma alguma um factor negativo, uma
vez que os visuais deste jogo são de elevada qualidade. Todas as
personagens estão bastante detalhadas e recriadas ao pormenor, os
cenários continuam expansivos e destrutíveis e alguns apresentam mesmo
diferentes fases do dia, e os efeitos especiais dos ataques continuam
tão impressionantes como sempre (o kame-hame nunca teve tão bom
aspecto).




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Infelizmente a banda sonora original da versão japonesa voltou a ficar
de lado, algo que tem vindo a decepcionar os fãs ocidentais do jogo, e
ainda não é desta que podemos contar com as brilhantes vozes da
dobragem da série em Português (quem sabe um dia...). Brincadeiras à
parte, o diálogo presente, tanto nos menus como durante os combates, é
de qualidade, pelo que só mesmo a banda sonora mancha o plano do som.

Feitas as contas, o que temos aqui é quase que um capítulo definitivo
da série Tenkaichi. Existem personagens, cenários e modos de jogo
suficientes para ocupar os jogadores durante muito tempo, e o novo
sistema de combate promete calar aqueles que se queixavam da sua
simplicidade e falta de profundidade. Ainda assim, sente-se a falta do
online, e no final não podemos ignorar a avassaladora sensação de déjà vu
que sentimos ao jogar este Tenkaichi 3, que no fundo, mesmo com as
novidades que oferece, continua a assemelhar-se demasiado com os
antecessores.

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Por isso mesmo só o posso recomendar aos fãs mais ferrenhos ou a quem
nunca jogou outro título da série. Os restantes fazem melhor em
aguardar por um novo jogo, quem sabe o primeiro de uma nova série, que
revolucione novamente a forma como jogamos Dragon Ball.

Dogzilla
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